6 países recebem exposição itinerante de arte contemporânea pan-africana

Cem obras de 28 artistas africanos, de 15 diferentes nacionalidades, compõem a exposição itinerante Prête-moi ton Rêve/Lend Me Your Dream.

Lançada em junho de 2019 em Casablanca (Marrocos), a exposição já passou por Dakar (Senegal) e segue para Abidjan (Costa do Marfim), Lagos (Nigéria), Addis Abeba (Etiópia), Cape Town (África do Sul) e Marrakech (Marrocos), considerada a capital cultural africana em 2020.

Organizada pela Fondation pour le Développement de la Culture Contemporaine Africaine, a iniciativa quer encorajar o desenvolvimento de colaborações artísticas pan-africanas, sendo organizada “na África, por africanos e para africanos”.

Yacouba Konaté

Entre a lista de artistas participantes destacam-se El Anatsui (Gana), Jane Alexander (África do Sul), William Kentridge (África do Sul), Abdoulaye Konaté (Mali), Mohamed Melehi (Marrocos) e Soly Cissé (Senegal). A curadoria é do marfinense Yacouba Konaté.

+ As datas das próximas temporadas da exposição podem ser conferidas no site oficialhttp://www.pretemoitonreve.com/

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...