Brazil Africa Forum

AfDB aprova US $ 165 milhões para diversificação econômica de Angola

O AfDB aprovou esta semana um empréstimo de US $ 165 milhões para financiar parte do programa de três anos de apoio à diversificação econômica de Angola, destinado a restaurar a estabilidade macroeconômica do país. O governo do país está implementando reformas para diversificar a sua economia dependente de petróleo. 

O país pretende restaurar o equilíbrio fiscal. Após a economia ser atingida por uma queda global nos preços do petróleo e secas repetidas o governo angolano adotou medidas para melhorar o desenvolvimento humano e social. O programa tem como objetivo priorizar e promover a produção e exportação de produtos não petrolíferos e começar a substituir as importações por meio da diversificação.

Existem três componentes principais no plano: avançar na consolidação fiscal por meio de melhorias na gestão financeira pública e nas reformas tributárias, implementação acelerada do programa de diversificação e melhorar a governança na gestão de recursos naturais e na reforma da empresa estatal.

O empréstimo contribuirá significativamente para o plano de estabilização do governo e proporcionará um ambiente propício ao setor privado“, afirma Abdoulaye Coulibaly, diretor do departamento de governança e administração financeira pública do Banco Africano de Desenvolvimento. Para ele, o país estava no caminho certo para atingir seus parâmetros de referência para 2019.

As reformas também devem melhorar, segundo Coulibaly, a transparência das empresas estatais, melhorando sua performance e reduzindo a necessidade de subsídios.

Ao aprovar o empréstimo, os membros do Conselho pediram o monitoramento dos altos níveis de dívida pública de Angola, estimados em cerca de 90% do PIB, e projetados para diminuir para cerca de 60% até o final do período do programa. Eles elogiaram os esforços renovados do governo angolano para conter a corrupção do setor público e intensificar a boa governança que havia se deteriorado.

Até o momento, o Grupo concedeu oito empréstimos, no total de US $ 122,4 milhões ao país. O programa faz parte do plano nacional de desenvolvimento 2018-2022 do governo angolano.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof