Com o objetivo de expandir sua cobertura de idioma local, o Facebook formou uma parceria com a agência de fact-checking “Africa Check”. A agência anunciou que adiciona novo suporte de idioma local para vários países africanos como parte de seu programa de verificação de fatos por terceiros – o que ajuda a avaliar a precisão das notícias no Facebook e visa reduzir a disseminação de desinformação.
Lançada em 2012, a Africa Check é a primeira organização independente de verificação da África. Com a parceria, o Facebook espera expandir sua cobertura em cinco países do continente: África do Sul, Quênia, Nigéria, Senegal e Camarões.
O programa de checagem de fatos se baseia no feedback da comunidade do Facebook e funciona como um dos sinais usados para sinalizar histórias potencialmente falsas para os verificadores de fatos que farão a revisão. Os artigos locais são verificados ao lado de fotos e vídeos. Se um dos parceiros de checagem de fatos da rede social identificar uma história como falsa, ela será mostrada mais baixo no feed de notícias, com o objetivo de reduzir sua distribuição.
“Continuamos a fazer investimentos significativos nos nossos esforços para combater a disseminação de notícias falsas na nossa plataforma, enquanto construímos comunidades solidárias, seguras, informadas e inclusivas. Nosso programa de verificação de fatos de terceiros é apenas uma das muitas maneiras pelas quais estamos fazendo isso, e com a expansão da cobertura de idioma local, isso ajudará a melhorar ainda mais a qualidade das informações que as pessoas veem no Facebook. Sabemos que ainda há mais a fazer e estamos comprometidos com isso”, disse, em nota, Kojo Boakye, Chefe de Política Pública do Facebook África.
Os idiomas adicionados são Yoruba e Igbo, na Nigéria adicionando a Hausa que já era apoiada; Suaíli, no Quênia; Wolof, em Senegal; e Afrikaans, Zulu, Setswana, Sotho, Sotho do Norte e Ndebele do Sul, na África do Sul.
“Estamos entusiasmados em expandir o arsenal dos idiomas que abordamos em nosso trabalho sobre o programa de verificação de fatos de terceiros do Facebook. Em países tão linguisticamente diversos quanto Nigéria, África do Sul No Quênia e no Senegal, a checagem de fatos nos idiomas locais é vital, e não apenas nos permite checar mais conteúdo no Facebook, mas também significa que estaremos alcançando mais pessoas em toda a África com informações verificadas e confiáveis. ” disse, em nota, o diretor executivo da Africa Check, Noko Makgato.