Brazil Africa Forum

Banco Africano de Desenvolvimento aprova doação para energia limpa na Nigéria

O Fundo de Acesso à Energia da Nigéria (NEAF) recebeu uma importante contribuição para  oferecer mais energia elétrica aos nigerianos: uma doação de US $ 500.000 do Banco Africano de Desenvolvimento. O apoio do banco ao NEAF está alinhado com o “Novo Acordo de Energia para África”, uma iniciativa do Banco em parcerias com governos e o empresas privadas para desenvolver uma plataforma de financiamento no setor de energia africano. A inciativa do BAD pretende garantir o acesso universal à energia na África até 2025.

“A Nigéria exige soluções personalizadas e inovadoras baseadas no mercado para fornecer à sua população fora da rede, estimada em 100 milhões, acesso a fontes sustentáveis ​​de energia. A doação será fundamental na constituição da NEAF e, finalmente, na mobilização de investimentos do setor privado tão necessários para o setor ”, disse Wale Shonibare, vice-presidente interino de força, energia, mudanças climáticas e crescimento verde do BAD.

Uma vez em funionamento, espera-se que o NEAF complemente as demais iniciativas de energia sustentável do Banco atualmente em implementação na Nigéria. Em novembro de 2018, o Conselho de Administração do Banco aprovou um pacote de US $ 200 milhões para apoiar o Projeto de Eletrificação da Nigéria (NEP), projetado para ajudar a ampliar as soluções de mini-rede verde com subsídios, entre outras medidas. Em maio de 2018, a SEFA aprovou uma subvenção de US $ 1,5 milhão para apoiar a primeira fase do Programa de Aquisição Solar de Produtor Independente de 1 gigawatt (GW) de potência do governo nigeriano.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof