Brazil Africa Forum

Brasil declara apoio ao governo Primeiro-Ministro Aristides Gomes, da Guiné-Bissau

O Governo brasileiro emitiu uma nota oficial nesta terça feira (5) em apoio ao governo da Guiné-Bissau chefiado pelo primeiro-ministro Aristides Gomes. O presidente José Mário Vaz demitiu do governo o primeiro-ministro Aristides Gomes em decreto presidencial assinado em 28 de outubro. A medida foi tomada três semanas antes da votação para escolher o novo presidente, marcadas para o dia 24 de novembro.

“O Governo brasileiro acompanha os desdobramentos políticos recentes na Guiné-Bissau, país com o qual mantém históricos e tradicionais vínculos e importantes projetos de cooperação, na expectativa de que todos os seus atores políticos contribuam para a realização das eleições em 24 de novembro, essenciais para a consolidação da paz e da estabilidade daquele país”, diz a nota.

A declaração ainda reafirma a posição do país de cooperar em conjunto com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o governo da Guiné-Bissau.

“O Brasil expressa seu apoio ao Governo da Guiné-Bissau, chefiado pelo Primeiro-Ministro Aristides Gomes, e reitera sua intenção de cooperar, bilateralmente e em conjunto com parceiros internacionais, como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para a consolidação da sua democracia e do seu desenvolvimento”, finaliza.

A CPLP,  e outras diversas instituições declararam seu apoio ao primeiro ministro. Nesta segunda-feira (4), a  Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana lançaram comunicados, apoiados pelo Conselho de Segurança da ONU. Na declaração, o Conselho de Segurança destacou que poderá considerar o fim do atual regime de sanções a Guiné-Bissau, dependendo da conduta ordeira das forças de defesa e segurança e dos políticos.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof

Museu egípicio é inaugurado no Rio Grande do Sul

O museu egípcio com o maior acervo da América Latina é inaugurado, essa semana, no Rio Grande do Sul. Localizado na cidade de Canela, o museu sediará uma exposição permanente de peças egípcias. Além disso conta com uma loja de produtos que remetem à cultura e a história do antigo Egito com peças produzidas por artistas do país.

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...