Brasil forma os primeiros doutores em Relações Internacionais de Angola

Angola terá o primeiro curso de doutorado em Relações Internacionais, graças a uma parceria entre  a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Superior de Relações Internacionais de Angola (ISRI). O projeto, chamado de Doutorado Interinstitucional Internacional (Dinter), tem a universidade brasileira como responsável por formar, em Angola os primeiros doutores na área.

A iniciativa partiu do governo angolano e se destina a formar pesquisadores, docentes, diplomatas e outros profissionais de alta qualificação em Relações Internacionais. 

A parceria também capacita o próprio ISRI quanto às questões acadêmicas e administrativas para o funcionamento de um curso de pós-graduação em nível de doutorado. Isso vai possibilitar que o órgão angolano coordene a oferta de próximas turmas e gerenciar o próprio programa.

O convênio entre as duas instituições foi assinado em dezembro e o projeto do curso já foi concluído. O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2020. A primeira turma será formada por 18 doutorandos e terá cerca de dez professores da UFRGS e três do instituto angolano. 

O curso é ofertado pela UFRGS sem nenhum custo para os estudantes e para o governo angolano, que arca apenas com as despesas de passagens, diárias e hospedagens dos professores brasileiros. “A seleção, as disciplinas, o modo de avaliação e de orientação serão conduzidos exatamente como no Brasil, pois os doutorandos serão nossos alunos”, explica André Reis, professor e pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. “Tudo funciona como se estivéssemos aqui, mas estaremos em Angola”.

Para ministrar as aulas e orientar os estudantes, os brasileiros viajarão para Angola de modo intercalado, para evitar prejuízo nas atividades acadêmicas no Brasil. “Cada professor permanece cerca de dez dias em Luanda e, quando um retorna, outro embarca, pois as disciplinas serão realizadas em módulos”, detalha Reis.

Turma de Moçambique

+ Além do acordo com o governo de Angola, a UFRGS já possui um acordo de  cooperação semelhante com Moçambique. A parceria deve formar 22 profissionais ainda em 2020. Esse tipo de parceria é único no Brasil na área de Relações Internacionais.

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...