Brazil Africa Forum

Brazafric anuncia plataforma de soluções para agricultura

Baseada em Nairóbi, a empresa Brazafric fornece equipamentos e soluções no setor de  agricultura para o leste africano. Líder de mercado de café com forte presença no setor de grãos, a empresa pretende expandir sua atuação. Com a plataforma Agro B, a ser lançada no Fórum Brasil África 2019, a empresa vai  oferecer oito soluções ao setor agrícola, incluindo o portfólio existente e mais agroinputs,  logística,  financiamento e consultoria para o restante do continente africano. “Um dos maiores problemas da agricultura na África é não existir financiamentos adequados pros fazendeiros, de qualquer tamanho. Os juros são caros”, revela Marcos Brandalise, CEO da empresa. 

Marcos Brandalise

Brandalise acredita que a plataforma deve expandir o trabalho que o grupo Brazafric já realiza há 24 anos no leste africano,  onde fornece equipamentos para preparação de solo, plantio e colheita, silos para estocagem de grãos e equipamento para adição de valor em produtos agrícolas.

“A agricultura está passando por uma transformação muito grande. E a gente acredita na agricultura renovável, regenerativa e agroforestry (agrossilvicultura), que são excelentes técnicas para a agricultura do futuro, afirma Brandalise. 

As soluções pensadas para a plataforma Agro B foram testadas no Brasil e em outros lugares do mundo e adaptadas para a realidade africano. O diferencial competitivo do Grupo Brazafric, segundo seu CEO, é exatamente o profundo conhecimento de mercado. “Está havendo uma transformação  no continente, com o movimento de cooperativas se reestruturando e também se readaptando e se reequipando. Além de uma agricultura regenerativa, a África precisa de adição de valor a seus produtos”, explica.

Intercâmbio entre Brasil e África

Dentre as várias mudanças que o setor de agricultura africano enfrenta, Brandalise destaca o interesse dos fazendeiros africanos com as tecnologias desenvolvidas no Brasil. Para atender essa demanda, a empresa tem organizado três missões comerciais anuais para o Brasil com fazendeiros e investidores. “O impacto disso é muito grande. Eles voltam super animados e vêem muitas coisas que podem adaptar aqui e modificar, à própria situação de cada um”, conta.  

Criada em 1996, a empresa Brazafric tenta aproximar o Brasil da África em termos de soluções no setor agrícola. Segundo Marcos Brandalize, os principais desafios de empresas brasileiras sempre estiveram ligados à falta de conhecimento do continente, sobretudo do leste. “O empresário brasileiro sempre se focou na costa oeste, e nos países de língua portuguesa, além da África do Sul”. A Brazafric foi instrumental para abrir as portas de empresas brasileiras no leste africano, uma das regiões que mais crescem no continente.

As similaridades entre o Brasil e a região leste da África e os avanços tecnológicos conseguidos pelo Brasil no setor agrícola seriam os motores para o crescimento da empresa. “Criei a Brazafric justamente pra fazer esse meio campo, e trazer soluções que funcionaram muito bem no Brasil, que certamente funcionaram no leste africano principalmente por serem regiões tropicais parecidas, e que poderia assim dar uma alavancada no setor agrícola aqui”, lembra Brandalise.  Hoje, mais de 70% do equipamento do setor de café do Quênia é fornecido pela Brazafric e seus parceiros brasileiros.

Marcos Brandalise
Marcos Brandalise

+ O lançamento no Brasil da plataforma Agro B vai acontecer durante a programação do Fórum Brasil África 2019: Segurança Alimentar – caminho para o crescimento Econômico, evento que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. Mais informações no site https://forumbrasilafrica.com/

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof