Brazil Africa Forum

Câmara Árabe participa do Fórum Brasil África

A sétima edição do Fórum Brasil África terá como tema “Segurança Alimentar: o Caminho para o Crescimento Econômico”. O evento organizado pelo Instituto Brasil África (Ibraf) ocorre em 12 e 13 de novembro, no Sheraton WTC, em São Paulo, e pela primeira vez terá um palestrante da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A entidade, no entanto, apoio edições anteriores da conferência.

Os árabes africanos vão, muito em breve, ter papel fundamental na difusão das tecnologias de agricultura e pecuária tropical do Brasil, que são indiscutivelmente as mais eficientes do mundo

O secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, participa do painel “Nutrindo um cenário de comércio internacional de agricultura produtiva”, no dia 13, às 10h45. Ao lado dele estarão Benedict Oramah, presidente da do Afreximbank; Albert Muchanga, comissário para o Comércio e Indústria Comissão da União Africana; Kenneth Nobrega, secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores; Arancha Gonzalez (a confirmar) diretora executiva do International Trade Centre; Omar Ben Yedder, editor e diretor administrativo do Grupo IC Publications; e Luana Ozemela, fundadora do Development Impact Managers and Advisors.

Tamer Mansour

Serão abordados temas como os desafios e oportunidades para relações comerciais e de investimento mais profundas nos dois lados do Atlântico; aumento do fluxo de agritech, agroindústria e agrosserviços; o domínio das relações econômicas de longo prazo e o papel do setor privado e da sociedade civil.

As exportações brasileiras para países africanos aumentaram 131%, sendo que os principais produtos comercializados foram açúcar, carne bovina, aves e cereais

“A participação da Câmara Árabe no Fórum Brasil-África será fundamental. O evento será a ocasião para mostrarmos às lideranças empresariais brasileiras e africanas as inúmeras oportunidades de cooperação existentes no continente, especialmente entre o Brasil e os países da África árabe. Os árabes africanos vão, muito em breve, ter papel fundamental na difusão das tecnologias de agricultura e pecuária tropical do Brasil, que são indiscutivelmente as mais eficientes do mundo”, disse Mansour.

De acordo com informações do Ibraf, entre 2004 e 2014, as exportações brasileiras para países africanos aumentaram 131%, sendo que os principais produtos comercializados foram açúcar, carne bovina, aves e cereais. O comércio de produtos agrícolas entre as regiões tem, segundo o instituto, o potencial de proporcionar valiosas oportunidades para outros setores econômicos e apoiar o crescimento dos países envolvidos. O painel tratará de formas para moldar um cenário atraente de comércio e investimentos, que permita às empresas explorar plenamente essas complementaridades.

Nomes importantes

Além de Tamer Mansour, outros três representantes árabes foram confirmados no evento.  São eles Ayman Amin Sejiny, CEO da Corporação Islâmica para o desenvolvimento do setor privado (ICD); Ibrahim Assane Mayaki, CEO da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad); e Omar Ben Yedder, editor e diretor administrativo do Grupo IC Publications.

O Fórum Brasil África 2019 contará ainda com a presença do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e do vice-presidente de Gana, Mahamudu Bawumia, entre outras autoridades. Durante os dois dias de evento haverá a realização de debates e apresentações de soluções relacionadas a questões como agricultura 4.0, modelos inovadores de agroenergia na produção e processamento de alimentos e democratização do agronegócio.

Associados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira têm desconto de 50% para participar do fórum. Para solicitar o desconto, basta enviar um e-mail para registration@ibraf.org.

+ A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira atua há mais de 67 anos com o propósito de conectar brasileiros e árabes para promover o desenvolvimento econômico, social e cultural, tendo ao longo dos anos alcançado um papel fundamental no desenvolvimento do relacionamento entre esses dois povos.

Com informações da Agência de Notícias Brasil-Árabe

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof