Cape Town tem seu próprio carnaval

Sábado, 16 de março de 2019, é um dia especial para 55 grupos de arte da Cidade do Cabo. Nesta data, eles serão capazes de mostrar seus talentos para os moradores da cidade e visitantes durante o Carnaval da Cidade do Cabo. O evento, que começou em 2010, já é considerado um sucesso e já faz parte da agenda cultural ocupada da cidade sul-africana. Os organizadores esperam uma audiência de 55.000 pessoas.

“O carnaval da Cidade do Cabo foi concebido como uma forma de aproximar as pessoas e de construir a coesão social, oferecendo uma extraordinária festa visual e criativa e um centro de desenvolvimento de competências para uma ampla gama de competências”, afirma Rachel Jafta, Presidente do Cape Town Carnival Trust.

“O tema deste ano é VUKA UKHANYE: Levanta-te e brilha!, um apelo à ação para sacudir as crenças limitantes e ser tudo o que pudermos ser”, diz o CEO do carnaval da cidade do Cabo Jay Douwes.

“Nós apreciamos a emoção de fazer parte da família do carnaval e da celebração da diversidade de comunidades e culturas “, revela Gang Dong, líder da comunidade chinesa da Cidade do Cabo, que participa do carnaval da cidade desde 2017. O grupo traz para a África do Sul a lendária cor, movimento e cerimônia dos dragões dançando chineses e leões do templo vistos em desfiles internacionais de Carnaval em Londres, Nova York e em toda a China.

Muitos dos grupos participantes são organizações sem fins lucrativos que ajudam a capacitar os jovens em sua área através das artes e da dança. O projeto de artes Likhwezi, por exemplo, é um grupo de dança, canto e organização de serviços comunitários que tem ajudado as crianças do município desde 2003.

“O carnaval da Cidade do Cabo oferece uma oportunidade significativa e acessível para os sul-africanos de todas as idades, para se engajarem facilmente com as artes e  cultivar um senso de uma identidade compartilhada”, diz Dunisan Chabala, diretor adjunto do departamento nacional de artes e cultura. “Ela reflete a diversidade enquanto incentiva a união e a unidade ao mesmo tempo.”

“O espírito da Cidade do Cabo não deve ser subestimado – faz parte do tecido da nossa sociedade”, diz o diretor criativo do carnaval, Brad Baard.

INGRESSOS

As estradas estão fechadas e o público pode assistir a partir dos trilhos ao longo da estrada. No entanto, os ingressos para assistir em áreas sentadas elevadas podem ser comprados em http://capetowncarnival.com/ticketing/.

Top 5

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...

Pesquisa e inovação impactam a agricultura do Brasil

São abundantes as manifestações de lideranças ao redor do mundo em reconhecimento à trajetória virtuosa da pesquisa agropecuária brasileira nos últimos quarenta anos. Graças...

Bienal do livro do Ceará receberá três autores africanos

Três escritores africanos estarão participando da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que será realizada em Fortaleza entre os dias 16 a 25 de...

Acordo preferencial eleva exportações sul-africanas ao Brasil

As exportações sul-africanas para o Brasil aumentaram de US$483 milhões em 2017 para US$ 663 milhões em 2018. As informações foram reveladas pela representante econômica...

Fórum Brasil África 2019: Segurança Alimentar em foco

A problemática da fome tem se tornado cada vez mais recorrente, embora ela tenha estado em declínio nos últimos anos, segundo informações da Organização...