Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

ODS 2

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Peter Rodrigues, participou da Convocação Global sobre “Assistência Alimentar Transformativa para um Mundo Sem Fome”, realizada pela Comissão Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres da Etiópia (NDRMC) e pela Representação do PMA na Etiópia.

O evento ocorreu em Adis Abeba, capital da Etiópia, entre 4 e 6 de novembro. O encontro visou construir consenso sobre reformas de políticas, inovações institucionais e investimentos para assistência alimentar transformadora, incluindo a criação de um Centro Global de Excelência para Assistência Alimentar Transformativa com base na Etiópia.

Peter Rodrigues

A Convocação Global teve duas motivações: o crescente reconhecimento da necessidade de transformação dos sistemas alimentares para superar a fome e a desnutrição e a necessdiade de aprofundar a apreciação do potencial não-atendido para melhorar o desempenho dos sistemas alimentares.

Na ocasião, Peter Rodrigues conversou com representantes de governos, organizações humanitárias, agências de desenvolvimento, doadores, universidades, institutos de pesquisa, ONGs, empresas privadas, agências da ONU e da União Africana.

Ele explicou ao público como o Centro opera por meio da Cooperação Sul-Sul e Triangular e de que forma ele contribui para a tomada de decisão transformadora, mostrando as melhores práticas e os resultados de políticas públicas focadas no combate à fome desenvolvidas e implementadas nos países assistidos pelo Centro.


Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.