Brazil Africa Forum

Diretora-geral da Unesco abrirá Bienal de Luanda


A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, realizará a abertura da Bienal de Luanda, que acontece entre 18 e 22 de setembro na capital de Angola. O evento vai contar com a participação de representantes de governos, da sociedade civil e de organizações internacionais, bem como de artistas e cientistas do continente africano e da diáspora.

A diretora-geral participará da abertura da Bienal juntamente com o presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, com o presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, com o presidente da Comissão da União Africana e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2018, Denis Mukwege. Os presidentes da República do Congo e da Namíbia também devem comparecer à Bienal.

Durante sua visita a Angola, a diretora-geral da Unesco também assinará um acordo de parceria para o estabelecimento de um programa nacional de doutorado e ciência, tecnologia e inovação, destinado a formar 160 doutorandos até 2020. Esse projeto faz parte de uma parceria mais ampla para fortalecer as capacidades educacionais, científicas e culturais de Angola.

A primeira Bienal de Luanda será organizada em torno de três eixos principais: os fóruns “parceiros”, “ideias” e “culturas”. Os fóruns vão discutir em diferentes eixos sobre desenvolvimento de projetos sustentáveis na África através do projeto criado pela Unesco, “Aliança para a África”. O futuro do continente será discutido através dos fóruns sobre Juventude e Mulheres. O fórum de cultura, por sua vez, é inspirado pela Carta da Renascença Cultural da África, aprovada pela União Africana em 2016, e pretende discutir uma cultura de paz.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof