Brazil Africa Forum

É lançada a oitava conferência sobre mudança climática e desenvolvimento na África

Com o tema “Intensificando a Ação Climática para Economias Resilientes na África”, a Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento na África foi lançada com o intuito de fomentar articulações para o meio ambiente até 2020. Além de ampliar a voz da África na cúpula de Nova York em setembro, criando uma união entre os países africanos. 

“A conferência é importante, pois discutirá os impactos da mudança climática no continente. Logo no início do ano tivemos o ciclone Idai que matou milhares de pessoas na África Meridional, e destruiu uma infraestrutura estimada em mais de um bilhão de dólares. São consequências reais que estão a afectar a vida das pessoas no continente, que serão discutidas durante a reunião, entre outros tópicos”, declarou James Murombedzi, chefe do Centro Africano de Políticas Climáticas (ACPC).

O evento ocorrerá no Centro de Conferência da União Africana, em Adis Abeba, de 28 a 30 de agosto. De acordo com James Murombedzi, tudo está pronto para a Oitava Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento na África (CCDA VIII). 

Foto: (Ruanda) A’Melody Lee /World Bank

A conferência pretende examinar as Contribuições Nacionalmente Determinadas da África e definir intervenções climáticas adicionais acionáveis ​​para aliviar os impactos da mudança climática sobre as pessoas comuns.

“Quero saber como vamos parar o aumento das emissões até 2020, e reduzir drasticamente as emissões para atingir as emissões líquidas-zero em meados do século”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Guterres convocou a Cúpula de Ação Climática em setembro. Ele também pediu aos líderes mundiais que comparecessem à reunião com planos concretos e realistas para aumentar suas contribuições nacionais até 2020, em consonância com a redução de 45% das emissões de gases de efeito estufa na próxima década e com emissões líquidas zero até 2050. solicitado pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC).

A Cúpula sobre a Ação Climática têm como principais temas: financiamento climático e precificação de carbono, transição energética, transição industrial, soluções baseadas na natureza, infraestrutura, cidades e ação local, resiliência e adaptação.

A 8ª Conferência da CCDA é organizada pelo Centro Africano de Políticas Climáticas (ACPC) e reúne-se sob o apoio do programa ClimDev-Africa (Clima para o Desenvolvimento na África). O mesmo é um consórcio de instituições-chave de desenvolvimento africanas, incluindo a Comissão Económica das Nações Unidas para África (ECA), a União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento.

Top 5

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...

Pesquisa e inovação impactam a agricultura do Brasil

São abundantes as manifestações de lideranças ao redor do mundo em reconhecimento à trajetória virtuosa da pesquisa agropecuária brasileira nos últimos quarenta anos. Graças...

Acordo preferencial eleva exportações sul-africanas ao Brasil

As exportações sul-africanas para o Brasil aumentaram de US$483 milhões em 2017 para US$ 663 milhões em 2018. As informações foram reveladas pela representante econômica...

Bienal do livro do Ceará receberá três autores africanos

Três escritores africanos estarão participando da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que será realizada em Fortaleza entre os dias 16 a 25 de...

Paulo Rogério Nunes: criatividade, inovação e “baianidade”

Uma das maiores do Brasil e considerada a cidade mais negra fora do continente africano, Salvador tem se destacado por conta das iniciativas ligadas...