Brazil Africa Forum

Empoderamento feminino para superação da pobreza é foco de projeto na Nigéria

106.000 mulheres devem ser beneficiadas em quatro estados do norte da Nigéria por um programa de empoderamento feminino realizado pela ONG Aliko Dangote Foundation (ADF) e pelo o governo nigeriano. Até o final de 2019, cerca de N1,1 bilhões (Cerca de 2,8 bi de dólares) serão investidos no programa, que oferece ajuda financeira e programas de capacitação para  mulheres em regiões carentes.

O programa, chamado de Dangote Micro-Grant, foi lançado em 2011 no estado de Kano. Com um orçamento de N10 bilhões, ele é destinado a mulheres indígenas e vulneráveis ​​em todo o país e está sendo implementado sistematicamente. O governador executivo de cada Estado beneficiário é responsável por um comitê para supervisionar a implementação do projeto ao lado da Fundação Aliko Dangote.

As beneficiárias recebem uma doação única de N10.000,00 em dinheiro para atender ao consumo doméstico imediato e às necessidades econômicas. Além disso, elas recebem treinamento personalizado para reforçar suas atividades geradoras de renda.

A Fundação Aliko Dangote já iniciou a identificação dos beneficiários elegíveis, para a implementação do programa nos novos estados que irão receber o projeto, e terá como alvo capacitar ativamente em Sokoto, Katsina, Kebbi e Zamfara. Até agora, 334.500 mulheres e jovens se beneficiaram do programa nos estados de Kano, Jigawa, Kogi, Adamawa, Borno, Yobe, Lagos, Nasarawa e Níger.

A partir de 2016, a Fundação automatizou os processos de inscrição e pagamento das mulheres atendidas pelo programa. E além das doações em dinheiro, as beneficiárias também receberam telefones celulares e cartões SIM da Fundação. Nos dois últimos estados onde o programa foi implementado houve parceria com um banco comercial para que elas também fossem capazes de abrir contas bancárias.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof