Brazil Africa Forum

Empreendedorismo feminino na África recebe apoio de Macron e G7

O presidente francês Emmanuel Macron e os líderes do G7 aprovaram um pacote totalizando US $ 251 milhões em apoio ao Banco Africano de Desenvolvimento. Os recursos serão direcionados para a Iniciativa AFAWA (Ação Financeira Afirmativa do Banco para Mulheres na África) que têm como objetivo apoiar mulheres empresárias na África.

Foto: AfDB Group

A AFAWA pretende arrecadar até US $ 5 bilhões para mulheres empresárias africanas e o Banco Africano de Desenvolvimento fornecerá financiamento de US $ 1 bilhão. “Este esforço de financiamento para as mulheres é o mais significativo da história do continente“, observou Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento.

“Atualmente, as mulheres operam mais de 40% das PMEs na África, mas há um déficit de financiamento de US $ 42 bilhões entre empresários masculinos e femininos. Essa lacuna deve ser fechada e rapidamente ”, acrescentou Adesina.

Durante a cúpula de chefes de estado africanos em 2015 foi adotado o compromisso de empoderar economicamente mulheres através de ações que facilitassem seu acesso a financiamentos. A implementação desse projeto foi atribuída ao Banco Africano de Desenvolvimento.

As mulheres africanas são a espinha dorsal do continente. Estou emocionada em trazer a voz deles para o G7. A AFAWA é essencial para o nosso continente ”, comemora a artista beninense Angelique Kidjo, embaixadora do programa.

A França ocupa a presidência do G7 em 2019, e o presidente Emmanuel Macron defende a igualdade de gênero como um dos principais temas de seu mandato de cinco anos. “Estou particularmente orgulhoso, como atual presidente do G7, de que o programa que estamos apoiando hoje, a iniciativa AFAWA, venha de uma organização africana, o Banco Africano de Desenvolvimento, que trabalha com fundos de garantia africanos e uma rede de bancos africanos”, afirmou Macron durante uma conferência de imprensa na Cúpula do G7 em Biarritz, França.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof