Executado pelo governo do Ceará, e com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA) desde 2013, o Projeto Paulo Freire é uma iniciativa que busca reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios. Para acompanhar e avaliar as ações realizadas até então, representantes do FIDA visitaram o Ceará na última semana.
De acordo com Hardi Vieira, o oficial de programas do FIDA no Brasil, a missão visa avaliar os impactos do Projeto iniciado em 2013, com ênfase nas atividades de resultado nas 600 comunidades assistidas, a partir de indicadores como renda, nutrição e outros..

Para o secretário de desenvolvimento agrário do Ceará, Rodrigo Diniz, a visita do grupo é importante para a continuidade do bom desempenho do programa. “Queremos o credenciamento dos agricultores destes 31 municípios para que com suas atividades no campo eles possam acessar qualquer linha de crédito devido à boa qualidade de seus projetos”, explicou.
Com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais, o programa promove o desenvolvimento do capital social e humano em áreas com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, além de impulsionar a produção sustentável e o aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas. A área de atuação compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km².
Interesse africano
Em dezembro de 2018, representantes de governos e da sociedade civil de Senegal, Níger e Burkina Faso foram no Ceará conhecer o programa Paulo Freire para uma possível implementação em seus países.
Com informações da ONU