Food Africa 2019 terá estande brasileiro

O Brasil terá um estande na feira Food Africa, que será realizado em dezembro no Egito. A feira já recebeu mais de 13 mil visitantes em edições anteriores e é um dos maiores eventos especializados em alimentos e agroindústria do continente africano. A iniciativa para representar o Brasil no evento é uma parceria entre a embaixada do país no Cairo e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB)

O Egito é um importante parceiro comercial do Brasil, e tem também um acordo de livre comércio com o Mercosul. “Em 2018, a Câmara visitou a mostra e percebemos como é importante para o Egito, que é o terceiro maior importador de produtos do Brasil, principalmente de alimentos. Além disso, também consideramos a feira como porta para entrada dos produtos para toda a África”, afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, acrescentando que a iniciativa valoriza a parceria da entidade com o Ministério das Relações Exteriores, por meio da embaixada. 

Em 2018, as importações do mercado árabe africano em alimentos e bebidas somaram US$ 34,55 bilhões, de acordo com o Departamento de Inteligência de Mercado da CCAB. As exportações brasileiras do setor ao Norte da África somaram US$ 3,08 bilhões em 2018. Houve um crescimento de 500% nos últimos dez anos. Egito, Argélia e Marrocos compram 85% do total.

As inscrições para empresas associadas interessadas em expor estão abertas.  As companhias terão direito a espaço individual, tradução, suporte da equipe da Câmara, material de divulgação na feira, entre outros benefícios.

A Food Africa 2019 será realizada no Cairo entre os dias 9 a 11 de dezembro.

Mais informações no site http://www.foodafrica-expo.com. Empresas brasileiras que desejam participar podem procurar a Câmara Árabe através do email comercial@ccab.org.br. 

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.