IBRAF e FIDA estreitam relações para novas parcerias

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA) visitaram nesta quinta-feira (17) a sede do Instituto Brasil África (IBRAF), em Fortaleza. A equipe – formada pela diretora regional da divisão da América Latina e Caribe, Rossana Polastri, pelo Diretor para o Brasil, Claus Reiner e pelo oficial de programas no Brasil, Hardi Vieira – foi recebida pelo presidente do IBRAF, Prof. João Bosco Monte.

Durante a visita de cortesia, foram apresentados projetos em andamento e projetos futuros das duas instituições. A intenção da encontro é iniciar um diálogo para a realização de projetos conjuntos, sincronizando as agendas comuns das organizações. Um novo encontro já foi agendado para breve. 

Rossana Polastri, João Bosco Monte e Claus Reiner

O FIDA já apoia algumas iniciativas do IBRAF, como o Fórum Brasil África e o YTTP, programa que capacita jovens africanos no Brasil. A organização irá participar do Fórum Brasil África 2019, quando organizará uma sessão temática chamada  “O PODER DA COOPERAÇÃO SUL-SUL E TRIANGULAR NA MELHORIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR”

O Fórum Brasil África 2019 será realizado nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. Mais informações no site: https://forumbrazilafrica.com/

+ Desde 1978 no Brasil, o FIDA já forneceu mais de US$ 18 bilhões em doações e empréstimos a juros baixos para projetos que beneficiaram cerca de 462 milhões de pessoas. Atualmente, as operações financiadas pelo FIDA no Brasil incluem seis projetos que beneficiam mais de 250.000 famílias e constituem um investimento superior a US$ 460 milhões sendo que seis projetos se encontram em execução e dois novos projetos estão em fase de desenho

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.