O Instituto Brasil África (IBRAF) assinou, no último dia 5 dezembro, um memorando de entendimento com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de projetos. O ato, realizado em Lisboa, teve a presença do corpo diretivo da CPLP e do Embaixador da Missão do Brasil junto à entidade, Gonçalo Mourão.
Com a formalização da parceria, IBRAF e CPLP esperam executar projetos voltados, em especial, para a juventude dos países lusófonos e angariar recursos para que as ações sejam desenvolvidas. Para o presidente do Instituto Brasil África, Prof. João Bosco Monte, assinar este memorando “mostra que duas organizações que cuidam de uma agenda tão importante, que é o empoderamento de jovens, decidiram unir forças.
“Significa o estabelecimento de uma parceria que se propõe desenvolver as relações do Brasil com a África em todos os sentidos”, disse o Embaixador Gonçalo Mourão.
A CPLP esteve presente no 6° Fórum Brasil África, realizado pelo IBRAF na cidade de Salvador, Bahia, nos dias 22 e 23 de novembro, com o tema Empoderamento Juvenil: Transformação para Alcançar o Desenvolvimento Sustável. “É uma parceria que se inicia com boas expectativas. Certamente, os países de língua portuguesa serão beneficiados”, disse a Secretária Executiva da Comunidade, Maria do Carmo Silveira.
Criado em 1996, a CPLP é formada por nove membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.