IBRAF promove summit sobre gestão portuária no Atlântico

O Instituto Brasil África (IBRAF), entendendo a relevância que transporte marítimo desempenha na economia global, quer aproximar autoridades portuárias do Atlântico em um evento que será realizado em Fortaleza. O summit Gestão de Portos do Atlântico vai acontecer entre os dias 5 e 6 de maio de 2020 e vai reunir importantes players da região para discutir boas práticas e facilitar o networking entre instituições públicas e privadas.

De acordo com dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, as rotas de navios pelo Oceano Atlântico tiveram um aumento de 6% em 2018. Entretanto, a conexão pelo Atlântico Sul ainda é pouco explorada, realidade que oferece grande potencial de desenvolvimento.

Com o recente lançamento da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCTA, em inglês), que deve entrar em vigor em 2020,  o continente africano tem atraído ainda mais atenção do comércio global. Segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), a AfCTA será a maior área de livre comércio do mundo e deve gerar um PIB combinado superior a US$ 3 trilhões.

Estão sendo convidados para o summit representantes de portos de países banhados pelo Oceano Atlântico. Durante os dois dias de evento, eles poderão discutir boas práticas de gestão e aproveitar as vastas oportunidades de negócios que existem no setor marítimo.

Mais informações: summitports.ibraf.org/

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.