Brazil Africa Forum

Instabilidade na Líbia pode afetar países vizinhos, diz comandante militar da Missão da ONU no Mali

Vivendo uma intensa guerra civil nos últimos anos, a instabilidade da Líbia pode estar afetando os países vizinhos. Segundo o general Dennis Gyllensporre, comandante das forças militares da Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (chamada de Minusma), é preciso entender mais sobre as ameaças que se apresentam na região.

De acordo com o general, o acentuamento da tensão na Líbia desde junho tem deixado os países vizinhos em alerta. Ele acrescentou que a operação de paz em território maliano continuará a monitorar os desenvolvimentos na Líbia, para melhor entender como as ameaças e a insegurança se desenvolverão nos próximos meses.

Possíveis Progressos

O comandante acredita em evolução nos próximos 12 meses em território maliano, que também é marcado por confrontos interétnicos que provocam a morte de civis. De acordo com o general, os sinais são promissores e o governo está empenhado em promover avanços tendo em conta a urgência e a necessidade de proatividade no cenário de conflitos. 

O oficial destacou ainda o compromisso da comunidade internacional em termos de fornecimento de recursos e na clareza em relação às necessidades de apoio. Forças militares de Portugal, que integram o contingente da União Europeia, são as únicas lusófonos no terreno.

De acordo com dados da própria ONU, a Minusma é composta por 12.644 militares e é considerada uma das mais perigosas missões de paz do mundo, com 195 baixas desde 2013.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof