Marrocos irá sediar Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo em 2021

O Marrocos foi oficialmente escolhido como anfitrião da 24ª Sessão da Organização Mundial de Turismo (OMT), que acontecerá em 2021. O resultado foi divulgado durante o encerramento da assembléia deste ano em São Petersburgo. Quênia e Filipinas estavam entre seus concorrentes. O vencedor foi escolhido através de uma votação pelos Estados-Membros da agência especializada de turismo da ONU.

Stephen Colebourne/CC

“Dou meus sinceros parabéns ao Marrocos. Eles são um aliado de longa data da OMT e nesta Assembléia Geral demonstraram claramente como o Reino adotou o turismo como impulsionador de mudanças positivas nas últimas décadas”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O Marrocos também mostrou que possui a infraestrutura e o compromisso necessário para sediar o evento. Ao mesmo tempo, agradeço ao Quênia e às Filipinas por suas candidaturas. Ambos apresentaram casos excepcionalmente fortes. ” 

Os três Estados-Membros apresentaram suas candidaturas nos dias anteriores, destacando seu compromisso com a acessibilidade e a sustentabilidade e com o uso do turismo como fator de geração de empregos e crescimento econômico para todos. Pela primeira vez em uma Assembléia Geral da OMC, os representantes dos Estados usaram um sistema de votação eletrônica anônima. Essa mudança das cédulas de papel alinha a OMT com outras agências das Nações Unidas.

A assembléia será realizada na cidade de Marraquexe, com as datas a serem confirmadas. 

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.