O navio-patrulha oceânico brasileiro Araguari participa até 9 de abril, do Obangame Express 2019, um exercício multinacional que busca capacitar militares africanos para ações contra pirataria, sequestro de pessoas, tráfico e pesca ilegal. O navio brasileiro partiu da Base Naval de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (6), com cerca de 90 militares.
O Obangame Express, parte do programa African Partnership Station (APS), foi criado para capacitar e aperfeiçoar as habilidades das Forças Armadas africanas. Entre as atividades do programa, há exercícios, visitas a portos, treinamentos e extensão para a comunidade das nações costeiras da África. A edição 2019 vai contar com a participação de equipes de outros 28 países além do Brasil.
Durante o período em que estará no continente africano, o Araguari vai realizar visitas oficiais a Cabo Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Angola e Ilha de Ascensão. No exercício também serão avaliados o comando, controle e a proficiência marítima dos países africanos.