Brazil Africa Forum

PNUD lança concurso para jogos digitais inovadores no Brasil

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) recebe até 13 de outubro propostas de criação de jogos digitais que abordem temas como transparência, participação social e prevenção à corrupção. O concurso selecionará um projeto que receberá apoio financeiro de até 5 mil dólares.

O game deve ser de interesse público e ser relacionado a um seguintes temas: estímulo a crianças, adolescentes e jovens para refletirem sobre o que é comportamento ético, e a importância de se monitorarem as políticas e orçamentos públicos em prol de uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva; fomento à transparência e à cidadania participativa em todos os poderes e todas as esferas de governo.

Outros temas sugeridos incluem criação de um ecossistema de solidariedade, colaboração mútua coesão social para melhorar a eficácia na solução de problemas que exigem ação coletiva e possam atuar na promoção de transparência/prevenção à corrupção; combate e prevenção à corrupção como elemento crucial para o desenvolvimento sustentável; fomento à cultura da integridade e responsabilidade.

O game deve contemplar as plataformas Android, iOS e linguagem HTML5. O vencedor — pessoa física, jurídica ou grupo de pessoas — deve ter disponibilidade para participar da cerimônia de celebração da iniciativa, em 9 de dezembro, em Brasília (DF). As despesas de translado nacional, acomodação e alimentação serão custeadas pelo PNUD.

“Queremos promover o debate e a conscientização sobre o tema e disseminar informações relevantes, utilizando ferramentas lúdicas de grande alcance, de modo a abranger diversos públicos”, explica a oficial de programa do PNUD, Moema Freire.

Os temas escolhidos são inspirados no ODS 16, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. O jogo é uma ferramenta que pode promover o debate sobre a criação de ambientes eticamente saudáveis, que estimulem a construção coletiva de ferramentas de transformação social e a participação da sociedade na promoção de ações nas áreas de integridade e transparência.

O resultado final será divulgado em 30 de outubro. O edital completo está disponível aqui, na seção “Anúncios”.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof