Brazil Africa Forum

Setor privado africano receberá investimentos do Japão e Banco Africano de Desenvolvimento

O Japão e o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDb, na sigla em ingles) anunciaram uma meta conjunta de US$ 3,5 bilhões em apoio aos setores privados no continente africano. Eletricidade, transporte e saúde foram apontados como prioridade. O apoio será realizado no âmbito da iniciativa Assistência Setorial Aprimorada para África (EPSA4), que foi estabelecido durante o TICAD 7 (7ª Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano).

“Com base nas realizações bem-sucedidas até agora, o Japão e o Banco decidiram atualizar a EPSA em qualidade e quantidade para atender às necessidades financeiras de desenvolvimento de infraestrutura, bem como para o desenvolvimento do setor privado na África.” declarou o Ministro de Finanças do Japão, Keisuke Suzuki.

Tanto o Japão quanto o Banco Mundial estabeleceram uma meta de US$ 1,75 bilhão cada, de 2020 a 2022, para melhorar a quarta fase da EPSA e para estimular o crescimento sustentável e inclusivo liderado pelo setor privado na África.

“Desejo que a nova iniciativa EPSA leve a negócios, promoção de investimentos e criação de empregos na África”, destacou Suzuki.

Os países africanos também receberão apoio para melhorar e criar ambientes de negócios propícios para atrair investimentos privados.

“Hoje marca outro dia para celebrar a parceria forte e impactante entre o Japão e o Banco Africano de Desenvolvimento. O Banco Africano de Desenvolvimento e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) são parceiros de longo prazo para promover o desenvolvimento da África. A EPSA ajuda a fornecer o necessário para apoiar o setor privado ”, disse Akinwumi Adesina, presidente do banco.

Durante o EPSA1 (2005-2011), o Japão estabeleceu a meta de fornecer US $ 1 bilhão em empréstimos e US $ 2 bilhões na segunda fase (2012-2016). O EPSA3 (2017-2019) está em andamento, o Japão e o Banco Africano de Desenvolvimento estão cooperando estreitamente para fornecer o valor conjunto de US $ 3 bilhões. Até hoje, o Banco e a JICA no âmbito do ACFA cofinanciaram 25 projetos nas áreas de transporte e transmissão de eletricidade. Isso inclui a construção de três interseções em Abidjan, na Costa do Marfim, e o Programa de Reforma do Setor Elétrico em Angola.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof

Museu egípicio é inaugurado no Rio Grande do Sul

O museu egípcio com o maior acervo da América Latina é inaugurado, essa semana, no Rio Grande do Sul. Localizado na cidade de Canela, o museu sediará uma exposição permanente de peças egípcias. Além disso conta com uma loja de produtos que remetem à cultura e a história do antigo Egito com peças produzidas por artistas do país.

Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Após instalar dois cabos de fibra ótica em Fortaleza (o Monet, que vai até os Estados Unidos; e o SACS, que se conecta com...