Dados do Instituto Nacional de Estatísticas Cabo-verdiano (INE-CV) revelam que 233.721 pessoas escolheram Cabo Verde como destino turístico no primeiro trimestre de 2019. O número é 8,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
O número também revela que os estabelecimentos hoteleiros acolheram mais 18.372 turistas nos primeiros três meses do ano se comparado como o ano passado.
Os dados mostram ainda as preferências de hospedagem dos turistas que visitam o país. Segundo o INE-CV, eles preferem os hotéis, que representam 85,7% do total das entradas no país. Os demais turistas se dividem em pensões (5,1%), residências (3,9%) e outros tipos de hospedagem (3%).

A Ilha do Sal continua a ser a que regista maior número de turistas. O lugar é responsável por 45,3% do total das entradas de turistas em Cabo Verde. A Ilha da Boa Vista (29%) e Santiago (10,6%) ficam, respectivamente, com a segunda e com a terceira posição.
A maioria dos turistas vem do continente europeu. Reino Unido (22,4%), França (13,3%), Países Baixos (12,6%) e Alemanha (11,5%) são os principais mercados emissores de turistas.
Os britânicos também lideram a lista dos turistas que passam mais tempo visitando o país durante o primeiro trimestre do ano. São 7,5 noites em média, enquanto os italianos permaneceram, em média, 6,2 noites.
+ O INE-CV também publicou nos últimos dias o Inquérito aos Gastos e Satisfação dos Turistas (IGST). A pesquisa de amostragem foi realizada em 2018 nos aeroportos internacionais de Cabo Verde, no momento em que os passageiros aguardam voos de regresso. http://ine.cv/wp-content/uploads/2019/05/relatorio-igst_2018_2-opiniao-sobre-o-texto.pdf