Vice-presidente de Gana manifesta interesse em estender laços com o Brasil

O presidente do Instituto Brasil África (IBRAF), João Bosco Monte, reuniu-se em Acra com o vice-presidente de Gana, Mahamudu Bawumia, e a embaixadora brasileira no país, Maria Elisa Teófilo de Luna. Na ocasião, Bawumia ressaltou a importância do diálogo e dos negócios que o Fórum Brasil África 2019 pode proporcionar para Gana.

Na reunião, Mahamudu Bawumia também destacou a presença do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, no Fórum e demonstrou que há interesse mútuo em realizar negócios bilaterais tanto em âmbito público quanto privado.

“O diálogo com o vice-presidente de Gana foi muito proveitoso. Ele se mostrou ansioso com a chegada do nosso Fórum e com as oportunidades que o evento pode proporcionar. Ele vem disposto a discutir possibilidades de parcerias”, disse o presidente do IBRAF.

Além de Mahamudu Bawumia, o presidente do IBRAF também este com o ministro de Agricultura e Alimentação de Gana, Owusu Afriyie Akoto, que confirmou presença no Fórum Brasil África 2019.

O Fórum Brasil África 2019 acontece entre os dias 12 e 13 de novembro em São Paulo e tem como tema central a “Segurança Alimentar: Caminho para o Crescimento Econômico”. Cerca de 300 representantes de governos, do setor privado, da academia e potenciais investidores vão trocar experiências, discutir oportunidades de valor e promover conhecimento.

Além dos dois vice-presidentes, estão confirmados o presidente do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), Benedict Oramah; o diretor de práticas globais e agricultura do Banco Mundial, Simeon Ehui; o ex diretor-geral da FAO, José Graziano; o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Mansour; e o diretório do Escritório de Cooperação Sul-Sul da ONU, Jorge Chediek.

Chico Carneiro, entre Amazônia e Moçambique, tudo vira filme

O cineasta brasileiro Chico Carneiro saiu do Brasil, mais precisamente da região amazônica, atravessou o oceano e foi parar em Moçambique, não apenas fazendo filmes, mas vivendo cinema.

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Brasil coopera com o Zimbábue para desenvolver cultura do algodão

O Brasil ocupa lugares de destaque tanto na produção como na exportação de algodão, atraindo diversos parceiros interessados em fortalecer o setor algodoeiro. O mais recente país a buscar o apoio do Brasil é o Zimbábue. Foi assinado um acordo entre os dois países para garantir capacitação e também a transferência de tecnologias brasileiras em algodão para o país africano.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

Rio de Janeiro terá exposição de Arte Iorubá

A Casa de Herança Oduduwa recebe a partir do mês de Agosto uma exposição de peças milenares da cultura iorubá. A mostra de arte...