Brazil Africa Forum

Winds for future: o oceano como inspiração para os negócios sustentáveis

O Brasil possui um litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo oceano Atlântico. O povoamento brasileiro ao longo dos cinco séculos priorizou os territórios litorâneos, onde se concentra a maior parte da população brasileira. Foi esse olhar voltado para o oceano que inspirou o Winds For Future (W4F), uma iniciativa que pretende unir inovação, tecnologia e sustentabilidade.

“O evento foi idealizado para ajudar a desenvolver o nosso sistema de inovação e tecnologia. A gente não queria fazer um evento qualquer. Por isso, fomos atrás das nossas vocações. Daí vimos o potencial do kitesurfe e também percebemos que as novas gerações querem inovar e criar coisas pensando em sustentabilidade e qualidade de vida”, afirma Igor Ary Juaçaba, idealizador dessa iniciativa.

A Praia do Cumbuco, no litoral cearense, foi escolhida para sediar o W4F Summit 2019, primeiro grande evento da marca. Com um público esperado de 1500 pessoas, o evento terá 40 painelistas de várias regiões do Brasil que vão trazer cases de inovação e tecnologia com impacto positivo, um hacktaton que pretende desenvolver soluções para reduzir os impactos ambientais, duas festas temáticas e 70 expositores, entre pequenas startups e grandes empresas.

“Já tínhamos a natureza de impulsionar o impacto positivo dentro da nossas comunidades empreendedoras e trouxemos isso para o evento. Por isso escolhemos o slogan Tech for good”, explica Juaçaba.

A programação do evento prevê uma ação envolvendo 750 kitesurfistas, que irão velejar juntos para chamar atenção para os problemas ambientais. Os atletas terão quebrar um recorde mundial – que é de 423 pessoas, em um evento no sul da Inglaterra.

Ceará: Natureza e tecnologia

Com condições perfeitas para a prática de esportes de velejo durante 9 meses do ano, as praias do litoral cearense atraem atletas e nômades digitais de todo o planeta. O Ceará é atualmente estado do nordeste brasileiro com o maior de startups. A capital Fortaleza é a segunda cidade mais conectada do mundo com 13 cabos submarinos de fibra óptica.  

Fórum Brasil África reunirá autoridades do governo brasileiro e de países africanos

O vice presidente brasileiro Hamilton Mourão, assim como diversas autoridades de governos africanos estarão presentes no Fórum Brasil África 2019. O fórum acontece nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo, e vai reunir também representantes do setor privado e da academia além de potenciais investidores. Em sua sétima edição, o tema do evento será “Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico”.

Ipea discute oportunidade de negócios entre Brasil e África

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estará presente no Fórum Brasil África 2019 promovendo uma discussão sobre o potencial de negócios entre Brasil e os países africanos. Em um side event chamado “Desafios para o aprofundamento da cooperação entre o Brasil e os países africanos”, o instituto promoverá um debate com autoridades e representantes do setor econômico.

O futuro das relações entre Brasil e África é promissor, segundo Hamilton Mourão

"As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros", declarou o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, durante a cerimônia de abertura do Fórum Brasil África 2019.

Centro de Excelência da ONU participa de convocação global contra a fome na Etiópa

O diretor adjunto do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das...

Morre o pesquisador Fernando Arenas, referência em estudos culturais sobre África Lusófona

Oito anos depois de ser publicado nos Estados Unidos, o livro "África Lusófona – Além da Independência" recebe uma edição traduzida para o português. A obra foi escrita pelo prof