“A agricultura é o negócio mais importante do mundo”, disse Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) nesta terça-feira (27), quando recebeu um doutorado honorário em Abeokuta, Nigéria, sua terra natal.
“O tamanho da comida e da agricultura na África aumentará para US $ 1 trilhão em 2030. A população da África, agora em 1,2 bilhão, dobrará para 2,5 bilhões em 2050. Todos devem comer. E somente através de alimentos e agronegócios isso pode ser alcançado ”, explicou.
Adesina disse que o Banco Africano de Desenvolvimento lidera os esforços para alimentar a África e investe US $ 25 bilhões em um período de dez anos para transformar o setor agrícola do continente.
Em seu discurso, Adesina também lembrou aos alunos o importante papel que eles devem desempenhar no desenvolvimento econômico do continente.
“Estou muito feliz em ver tantos de nossos jovens envolvidos na agricultura. A partir de suas inovações no uso de drones, processamento de alimentos, embalagens, transporte e logística e marketing, eles já estão abrindo as oportunidades na agricultura ”, afirmou.
“Os jovens da África devem se tornar líderes para ajudar a alimentar o mundo”, conclui.
+ O Doutorado em Ciências foi concedido à Adesina pela Universidade Federal de Agricultura de Abeokuta, em homenagem ao seu trabalho em agricultura e segurança alimentar em todo o continente.