Kristalina Georgieva esteve presente no One Planet Summit, durante Assembleia da ONU (Foto: Brendan Smialowski/AFP/Arquivos)
A diretora executiva do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, afirmou que a organização tem planos de investir 22.5 bilhões de dólares no desenvolvimento verde do continente. “A África contribui com 4% das emissões de CO2 em todo o mundo, mas mais de 65% da população lá já é afetada pelas mudanças climáticas, pela seca, pelas inundações, pelas tempestades”, explicou
A fala da diretora aconteceu no One Planet Summit, evento paralelo à 4ª Assembleia do Meio Ambiente da ONU (UNEA). Na oportunidade, ela também afirmou que é necessário ajudar a África a lidar com as consequências advindas das mudanças climáticas. “Especialmente na África, gostaríamos de ver ação sobre o recurso de adaptação de forma proeminente. Estamos determinados a demonstrar que a ação climática também é boa para a economia e boa para as pessoas”, argumentou.
A 4ª Assembleia do Meio Ambiente da ONU (UNEA) acontece em Nairóbi, no Quênia, e reúne especialistas e líderes de mais de 170 nações. O evento aconteceu entre os dias 11 e 15 de março e tem como objetivo discutir consumo sustentável e buscar formas de reduzir o desperdício.
UNEA
A UNEA é subordinada ao Fórum Político de Alto Nível (HLPF) da Organização das Nações Unidas (ONU) e representa o corpo de mais alto nível de decisão mundial sobre meio ambiente, fruto da demanda de líderes mundiais pelo fortalecimento e aprimoramento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Durante a semana, com o tema “Soluções inovadoras para desafios ambientais e consumo e produção sustentáveis”, foram apresentadas pesquisas e relatórios científicos realizados pela ONU Meio Ambiente, além de definir a agenda ambiental global para os próximos anos, com intuito de aumentar as chances de sucesso do Acordo de Paris e da Agenda 2030.