106.000 mulheres devem ser beneficiadas em quatro estados do norte da Nigéria por um programa de empoderamento feminino realizado pela ONG Aliko Dangote Foundation (ADF) e pelo o governo nigeriano. Até o final de 2019, cerca de N1,1 bilhões (Cerca de 2,8 bi de dólares) serão investidos no programa, que oferece ajuda financeira e programas de capacitação para mulheres em regiões carentes.
O programa, chamado de Dangote Micro-Grant, foi lançado em 2011 no estado de Kano. Com um orçamento de N10 bilhões, ele é destinado a mulheres indígenas e vulneráveis em todo o país e está sendo implementado sistematicamente. O governador executivo de cada Estado beneficiário é responsável por um comitê para supervisionar a implementação do projeto ao lado da Fundação Aliko Dangote.
As beneficiárias recebem uma doação única de N10.000,00 em dinheiro para atender ao consumo doméstico imediato e às necessidades econômicas. Além disso, elas recebem treinamento personalizado para reforçar suas atividades geradoras de renda.
A Fundação Aliko Dangote já iniciou a identificação dos beneficiários elegíveis, para a implementação do programa nos novos estados que irão receber o projeto, e terá como alvo capacitar ativamente em Sokoto, Katsina, Kebbi e Zamfara. Até agora, 334.500 mulheres e jovens se beneficiaram do programa nos estados de Kano, Jigawa, Kogi, Adamawa, Borno, Yobe, Lagos, Nasarawa e Níger.
A partir de 2016, a Fundação automatizou os processos de inscrição e pagamento das mulheres atendidas pelo programa. E além das doações em dinheiro, as beneficiárias também receberam telefones celulares e cartões SIM da Fundação. Nos dois últimos estados onde o programa foi implementado houve parceria com um banco comercial para que elas também fossem capazes de abrir contas bancárias.