Até 2050, será necessário um aumento de mais de 50% dos alimentos atualmente produzidos para alimentar uma população mundial estimada de quase 10 bilhões. Ao mesmo tempo, quase 80% dos pobres do mundo vivem em áreas rurais e trabalham principalmente na agricultura. Como podemos usar o desafio de alimentar o mundo a zero pobreza? A pergunta será o o cerne de uma das sessões do Fórum Brasil África 2019, evento que tem como temática Segurança Alimentar: Caminho para o crescimento econômico e que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo.

A sessão, chamada Alimentando o Mundo: um chamado para ação, vai discutir que investimentos são necessários para uma boa infraestrutura no campo, como tornar os alimentos acessíveis, nutritivos e saudáveis para todos e também como aumentar o número de empregos na agricultura e melhorar as condições de trabalho.

Owusu Afriyie Akoto

Participarão do debate, nomes como o ministro para Alimentação e Agricultura da República de Gana, Owusu Afriyie Akoto, o diretor do Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, Daniel Balaban, e  o embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues.

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues foi ministro da Agricultura entre os anos de 2003 e 2006. Atualmente é Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Titular da Cátedra de Agronegócios da Esalq/USP, e tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. 

Daniel Balaban

“Nós sabemos que garantir alimentação de qualidade para todos e todas é o primeiro passo em direção ao desenvolvimento sustentável, e é muito significativo que o Fórum Brasil África reúna tantas lideranças para discutir precisamente esse tema tão relevante”, afirma Daniel Balaban.

ENCONTROS DE GRANDES NOMES 

Em suas sessões, o Fórum promoverá um encontro de grandes executores de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura, tanto no Brasil como na África. Um desses nomes é Alysson Paolinelli. Atualmente é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e integrante do conselho administrativo das empresas Verde Fertilizantes e CAMPO. Paolinelli foi Ministro da Agricultura entre 1974 e 1979 quando foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool, programa de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. 

Também participarão do evento o Assessor Sênior da Presidente da Aliança para a Revolução Verde na África (AGRA), Fadel Ndiame e diretor executivo da FARA, Yemi Akinbamijo.

Cidadão nigeriano, Akinbamijo passou os últimos 35 anos de sua carreira na África e na Europa, trabalhando com Agricultura Internacional, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural.  Já o senegalês Fadel Ndiame traz consigo mais de 25 anos de experiência em políticas e programas de agricultura e desenvolvimento econômico. 

“Garantir alimentação de qualidade para todos e todas é o primeiro passo em direção ao Desenvolvimento Sustentável”

6º Fórum Brasil África, 2018

EVENTOS PARALELOS

Além de seis sessões temáticas, o Fórum Brasil África 2019 terá quatro eventos paralelos (side events) que discutirão temas específicos, sendo três deles voltados para o desenvolvimento agrícola. 

A FARA fará uma discussão em torno do projeto ARIFA, voltado para a pesquisa e inovação agrícola no continente africano. O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) vai promover um debate sobre o poder da Cooperação Sul-Sul e Triangular na melhoria da segurança alimentar.

Já a empresa Brazafric, por sua vez, promoverá uma discussão chamada Agro B – transformando os meios de susbistencia da família e a agricultura na África. “Estamos mecanizando a agricultura na áfrica de uma maneira verdadeiramente sustentável”, afirma o empresário Marcos Brandalize. 

Share:

administrator