Por muito tempo separados pelo rio Jur, as regiões Lunyaker, Kwacjok e Kang agora são ligadas pela Ponte Kwacjok, inaugurada nesta terça-feira (4) no Sudão do Sul.

Com 120 metros, a ponte faz parte de um projeto de 20,3 milhões de euros (US $ 24,8 milhões) financiado pela União Europeia para construir e manter um total de 100 quilômetros de infraestrutura rodoviária nos estados de Warrap e Western Bahr el Ghazal.

Construído a um custo total de US $ 6,5 milhões, a ponte vai ligar dezenas de milhares de pessoas e é fundamental não apenas para operações humanitárias, mas é esperado para impulsionar o acesso farm-to-market e atividades comerciais na região também.

Foto: WFP Espinola Caribe

“O projeto é mais do que apenas uma ponte”, diz Rebecca Okwaci, Ministro de estradas e pontes. “Este é um investimento em vários setores do Sudão do Sul, incluindo a educação, agricultura, saúde, transporte e turismo”, continua.

A construção foi realizada em fases desde janeiro de 2018.

“Esta ponte é parte de um programa de investimento de infra-estrutura maior, que tem sido continuamente apoiado pela União Europeia, desde 2012, com uma contribuição financeira significativa de mais de € 58 milhões”, diz embaixador da UE para o Sudão do Sul Dr Sinead Walsh.

“Estou orgulhoso de ver como eficazmente os fundos da UE foram canalizados para o benefício dos usuários finais e as comunidades desta região e reafirmo que a UE vai ficar com o povo sul-sudanês em seu caminho em direção à paz, estabilidade, segurança e prosperidade.”

A importância das estradas

Sudão do Sul tem uma rede de estradas de mais de 20.000 quilômetros, mas apenas 200 km é pavimentada.

O curso da estrada é, portanto, difícil, com 60 por cento do país inacessíveis durante os seis meses longo período de chuvas de junho a novembro de cada ano.

A ponte Kwacjok é o mais recente projeto de engenharia do WFP no Sudão do Sul. Desde 2013, o WFP concluiu a construção e a modernização de mais de 500 quilômetros de estradas e construiu 30 estruturas, incluindo bueiros e pontes nas regiões Central, Oriental e Ocidental da Equatória, Warrap e Western Bahr el Gazal.

“O projeto vai transformar a dinâmica do transporte em comunidades vizinhas e municípios”, diz Ronald Sibanda, Country Director do PAM no Sudão do Sul. “Além de melhorar a circulação de mercadorias e pessoas, a ponte estabelece uma base sólida para o crescimento sócio-econômico da região, facilitando o comércio regional e integração da comunidade através do rio”.

Share:

administrator