O Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) aprovou empréstimos de cerca de € 209 milhões para financiar a expansão de uma rodovia que liga os principais centros econômicos do Quênia. A estrada faz parte da Rodovia Trans-África, comumente conhecida como a rota do Cabo ao Cairo. A obra deve ser concluída até 2025.
De acordo com um relatório do projeto, cerca de 1,15 milhão de pessoas serão beneficiadas com a estrada melhorada. 44% dos beneficiários provavelmente são mulheres. Os beneficiários incluem produtores, fabricantes e comerciantes, que economizarão tempo e dinheiro, graças à melhoria do acesso no corredor principal ao norte.
A nova estrada deve aumentar o fluxo de tráfego entre o porto cidade de Mombaça e os grandes centros como Nairobi. Também deve facilitar o transporte entre Nairobi e a região do Monte Quênia, até a Etiópia.
A atual estrada Kenol – Sagana – Marua está situada ao longo da “Great North Road”, que faz parte dos 800 km entre Nairobi e Moyale e atravessa os cinco municípios de Muranga, Kirinyaga, Machakos, Embu e Nyeri.
A construção deve levar em consideração as mudanças climáticas, e suas consequências como o escoamento, as inundações e a erosão. Para combater esses fenômenos, árvores serão plantadas na área circundante. O custo total do projeto é de 257,68 milhões de euros, dos quais 178,02 milhões (69%) serão financiados pelo Grupo Banco, enquanto 12% virão do Fundo Africa Growing Together, criado pelo AfDB em parceria com o Banco Popular da China em 2014. Os 19% restantes serão financiados pelo governo queniano.
A aprovação foi concedida em 26 de setembro durante uma reunião na sede do Banco em Abidjan.
O projeto faz parte de esforços do governo para melhorar a infraestrutura do país, incluindo a construção de 1.304 km de novas estradas nos últimos anos. O atual portfólio do AfDB no Quênia consiste em 38 operações, totalizando cerca de US $ 3,3 bilhões.