Baseada em Nairóbi, a empresa Brazafric fornece equipamentos e soluções no setor de agricultura para o leste africano. Líder de mercado de café com forte presença no setor de grãos, a empresa pretende expandir sua atuação. Com a plataforma Agro B, a ser lançada no Fórum Brasil África 2019, a empresa vai oferecer oito soluções ao setor agrícola, incluindo o portfólio existente e mais agroinputs, logística, financiamento e consultoria para o restante do continente africano. “Um dos maiores problemas da agricultura na África é não existir financiamentos adequados pros fazendeiros, de qualquer tamanho. Os juros são caros”, revela Marcos Brandalise, CEO da empresa.
Marcos Brandalise
Brandalise acredita que a plataforma deve expandir o trabalho que o grupo Brazafric já realiza há 24 anos no leste africano, onde fornece equipamentos para preparação de solo, plantio e colheita, silos para estocagem de grãos e equipamento para adição de valor em produtos agrícolas.
“A agricultura está passando por uma transformação muito grande. E a gente acredita na agricultura renovável, regenerativa e agroforestry (agrossilvicultura), que são excelentes técnicas para a agricultura do futuro, afirma Brandalise.
As soluções pensadas para a plataforma Agro B foram testadas no Brasil e em outros lugares do mundo e adaptadas para a realidade africano. O diferencial competitivo do Grupo Brazafric, segundo seu CEO, é exatamente o profundo conhecimento de mercado. “Está havendo uma transformação no continente, com o movimento de cooperativas se reestruturando e também se readaptando e se reequipando. Além de uma agricultura regenerativa, a África precisa de adição de valor a seus produtos”, explica.
Intercâmbio entre Brasil e África
Dentre as várias mudanças que o setor de agricultura africano enfrenta, Brandalise destaca o interesse dos fazendeiros africanos com as tecnologias desenvolvidas no Brasil. Para atender essa demanda, a empresa tem organizado três missões comerciais anuais para o Brasil com fazendeiros e investidores. “O impacto disso é muito grande. Eles voltam super animados e vêem muitas coisas que podem adaptar aqui e modificar, à própria situação de cada um”, conta.
Criada em 1996, a empresa Brazafric tenta aproximar o Brasil da África em termos de soluções no setor agrícola. Segundo Marcos Brandalize, os principais desafios de empresas brasileiras sempre estiveram ligados à falta de conhecimento do continente, sobretudo do leste. “O empresário brasileiro sempre se focou na costa oeste, e nos países de língua portuguesa, além da África do Sul”. A Brazafric foi instrumental para abrir as portas de empresas brasileiras no leste africano, uma das regiões que mais crescem no continente.
As similaridades entre o Brasil e a região leste da África e os avanços tecnológicos conseguidos pelo Brasil no setor agrícola seriam os motores para o crescimento da empresa. “Criei a Brazafric justamente pra fazer esse meio campo, e trazer soluções que funcionaram muito bem no Brasil, que certamente funcionaram no leste africano principalmente por serem regiões tropicais parecidas, e que poderia assim dar uma alavancada no setor agrícola aqui”, lembra Brandalise. Hoje, mais de 70% do equipamento do setor de café do Quênia é fornecido pela Brazafric e seus parceiros brasileiros.
Marcos Brandalise
+ O lançamento no Brasil da plataforma Agro B vai acontecer durante a programação do Fórum Brasil África 2019: Segurança Alimentar – caminho para o crescimento Econômico, evento que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro em São Paulo. Mais informações no site https://forumbrasilafrica.com/