Uma cerimônia no Ministério de Terras, Agricultura e Reassentamento Rural do Zimbábue marcou a assinatura do “Projeto de Fortalecimento da Pecuária de Corte no Zimbábue”. A inciativa de cooperação técnica foi assinada pela embaixadora brasileira no país, Ana Maria Morales e pelo Secretário do Ministério, R. J. Chitsiko.

“A cooperação brasileira é centrada na parceria”

O evento, realizado no início deste mês, contou com a presença de uma delegação brasileira que já se encontrava no país, formada por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e por representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), responsável por coordenar e financiar os projetos de cooperação técnica implementados pelo Brasil em países parceiros.

“Reforçamos o comprometimento brasileiro com os trabalhos a serem desenvolvidos para a implementação do projeto”, garantiu a analista de projetos da ABC, Melissa Popoff Scheidemantel, que coordenou a missão ao país africano.

“A cooperação brasileira é centrada na parceria, a partir de demandas recebidas dos países interessados, e tem o propósito de transmitir experiências bem sucedidas”, disse a embaixadora Ana Maria Morales.

Ela lembrou, ainda, a experiência que teve como encarregada da Embaixada brasileira em Harare, nos anos 1990, período no qual a carne bovina zimbabuense detinha excelente reputação em todo o continente africano. Para ela, a assinatura deste projeto representa uma oportunidade, por meio da pecuária, de recuperar a economia nacional do Zimbábue.

Share:

administrator