Através de vídeo mensagem exibida na cerimônia de abertura do 6° Fórum Brasil África, o ex-presidente do Timor Leste e ganhador do prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta, ressaltou a importância dos investimentos mais efetivos para possibilitar o empoderamento da juventude do Brasil e dos países do continente africano.
Em seu discurso, o líder destacou a importância da percepção para além da fala deste empoderamento, focando nos investimentos reais em educação, saúde e segurança alimentar para as famílias e jovens. Em suas palavras, “é preciso dar oportunidades de qualidade para a nossa juventude”, para que possam construir um futuro melhor.
José Ramos Horta ressalta ainda que o Brasil dos sonhos, multirracial e inclusivo, que acolhe os seus com respeito, carinho e solidariedade, está passando por um grande desafio e ameaça de exclusão e violência. O mesmo Brasil que tem mais de 50% da sua população com origem africana, bisnetos daqueles que foram trazidos acorrentados, em condições de escravos, das Áfricas.
O ex-presidente finalizou seu discurso, desculpando-se pela ausência física durante o importante evento, e reafirmando o compromisso do Timor Leste, oitavo país da língua portuguesa, único do continente asiático, de ser sempre uma ponte de diálogo e cooperação entre as nações.