Ovôo direto entre São Paulo e Joanesburgo será descontinuado pela South African Airlines (SAA). Em meio a uma reestruturação administrativa, a empresa anunciou que encerrará as atividades no Brasil a partir do dia 29 de fevereiro.
Com a mudança, a Latam será a única empresa com voos diretos do Brasil para a capital sul-africana. A empresa avalia adicionar duas frequências semanais adicionais previstas para a rota, que vem sendo operada cinco vezes por semana atualmente.
51 anos de tradição
A SAA voa para o Brasil desde 1969, quando iniciou os voos para o Rio de Janeiro que seguia para Nova Iorque. Desde 1995 voa para Guarulhos, que se tornou a sua única rota depois do encerramento dos voos para o Rio no fim da década passada.
Com a saída da SAA, as únicas companhias aéreas africanas que irão operar no Brasil serão a TAAG Angola, Ethiopian Airlines, Cabo Verde Airlines e Royal Air Maroc.
Além de São Paulo, outras sete rotas internacionais serão interrompidas: Abidjan via Accra, Entebbe, Guangzhou, Hong Kong, Luanda, Munique e Ndola. Voos para Londres, Perth, Nova York, Frankfurt e Washington serão mantidos.
Na rede de rotas domésticas, a SAA continuará a servir a Cidade do Cabo, mas com uma base reduzida. Todos os outros destinos domésticos, incluindo Durban, East London e Port Elizabeth, também deixarão de ser operados pela empresa em 29 de fevereiro de 2020. As rotas domésticas operadas pela Mango – que é subsidiária da SAA – não serão afetadas pelas mudanças.
Reestruturação
Considerada uma das mais importantes companhias aéreas do continente africano, a South African Airways tem passado por uma crise financeira e administrativa sem precedentes e, por isso, tem realizado uma grande restruturação interna para reduzir custos operacionais.
Em nota, a SAA declarou que as iniciativas que estão sendo tomadas agora fortalecerão os negócios da empresa. “Estamos focados em nosso mandato de restaurar a saúde comercial da SAA e criar uma companhia aérea da qual os sul-africanos se orgulhem ”, disse o documento.
+ A empresa garante que vai reacomodar os passageiros em outros vôos ou providenciar o reembolso dos passageiros que já haviam adquirido bilhetes para a rota cancelada. Mais informações no número (11) 3065-5115 ou pelo e-mail [email protected]