O UNAIDS anunciou esta semana o nome de Winnie Byanyima como sua nova diretora executiva. Ela traz para o cargo mais de 30 anos de experiência em liderança política, diplomacia e engajamento humanitário.
“Estou empolgada para me juntar ao UNAIDS e ansiosa para trabalhar com todos os nossos parceiros para ajudar a direcionar o avanço na resposta ao HIV e construir sociedades mais justas, saudáveis e felizes, principalmente para mulheres e meninas, populações-chave e todas as pessoas excluídas e deixadas para trás”, disse Byanyima.
Winnie Byanyima
Natural de Uganda, Byanyima ocupou recentemente o cargo de diretora executiva da Oxfam International, depois de ter atuado por sete anos como diretora de Gênero e Desenvolvimento no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Byanyima possui graduação avançada em Engenharia Mecânica (Conservação de Energia e Meio Ambiente) pelo Cranfield Institute of Technology e graduação em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Manchester.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou Byanyima como diretora executiva do UNAIDS e subsecretária-geral das Nações Unidas em agosto, após um processo de seleção abrangente.