O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou nesta segunda-feira (13) um acordo de cinco anos com a Federação Internacional de Engenheiros Consultores (FIDIC, na sigla em francês).
O acordo vai permitir que o banco utilize sete contratos padrão da federação. Esses documentos são conhecidos mundialmente por estabelecer uma relação equilibrada entre as partes envolvida e por gerenciar de forma eficiente os riscos dos empreendimentos. Em suma, o acordo permitirá um diálogo mais eficiente com empresas multinacionais, fundos de investimento e outras entidades financiadoras.
“Não há dúvida de que o uso dos contratos do FIDIC é um passo para melhorar a equidade e a equidade, bem como o gerenciamento de contratos eficiente e eficaz, conforme enfatizado no novo Quadro de Aquisições do Banco”, comemora Frank Mvula, diretor de serviços fiduciários e inspeção do BAD.
+ Acordos semelhantes foram assinados nos últimos meses com o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco de Desenvolvimento do Caribe, Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e Infraestrutura Asiática.
Para o diretor executivo da FIDIC, Nelson Ogunshakin, a assinatura deste acordo alinha o BAD com as principais organizações de financiamento globais. Ainda segundo ele, o endosso do Banco também deve proporcionar conforto adicional aos investidores financeiros, institucionais e de private equity que operam no mercado global.
“Ao adotar os contratos da FIDIC em grandes projetos, o BAD está demonstrando que eles endossam a abordagem justa e equilibrada que esses documentos oferecem às partes envolvidas em grandes contratos de construção e acreditamos que isso criará mais segurança no mercado como bancos, credores, investidores e os clientes os adotam “, afirma.
Projeto do complexo solar NOOR em Ouarzazate, Marrocos, co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Fundo de Investimento Climático
“É nosso principal objetivo fortalecer as relações do FIDIC com os bancos multilaterais de desenvolvimento e outras instituições internacionais de financiamento, uma vez que uma comunicação e cooperação aprimoradas trarão benefícios para todo o setor”, disse o presidente do FIDIC, Bill Howard.
Fundado em 1964, o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é uma instituição de financiamento multilateral para o desenvolvimento. Tem como missão combater a pobreza e melhorar as condições de vida no continente, promovendo o investimento de capital público e privado em projetos e programas que provavelmente contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região. Em novembro de 2019, o capital do banco foi declarado em US $ 208 bilhões.