Cinco bolsas de estudo serão atribuídas a estudantes universitários dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que queiram incluir nas suas licenciaturas ou mestrados a frequência em universidades do Brasil ou de Portugal. O Programa de Mobilidade AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) foi lançado em maio de 2019, e a partir de 2020 a OEI (A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) aderiu ao projeto.

Segundo a OEI, podem participar da seleção estudantes de instituições de ensino superior dos países de língua oficial portuguesa e de Macau que tenham aderido ao programa e que sejam membros da AULP. Até agora, mais de 180 candidaturas já foram submetidas à avaliação, tendo sido validadas cerca de 90.  Vinte e cinco estudantes em mobilidade foram contemplados no segundo semestre do ano letivo 2019-2020

“A mobilidade acadêmica é um importante instrumento para a construção de redes de conhecimento. A cooperação entre a AULP e a OEI para atribuição de bolsas de formação avançada constitui um importante passo para fortalecer essas redes e a cooperação entre o espaço da CPLP e o espaço ibero-americano nos domínios do ensino superior e ciência”, afirma Ana Paula Laborinho, diretora do escritório da OEI em Portugal.

Um dos critérios para a atribuição das bolsas é a  valorização da formação avançada das mulheres nas áreas científicas. A igualdade de gênero e a promoção da ciência são pilares do quadro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos na Agenda Internacional 2030 da OEI. Além disso, uma das bolsas a serem oferecidas será destinada a um estudante de curso na área da cultura.

Os candidatos devem consultar as vagas disponíveis e respectivos prazos de candidatura que são determinados segundo o início do ano letivo de cada país. O programa de mobilidade da AULP reúne 66 instituições de ensino superior de 9 países e já mobilizou 132 estudantes.

A OEI é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral. Fundado em 1949, ele promove a cooperação Ibero-americana nas áreas de Educação, Ciência e Cultura.. Atualmente, a OEI tem 23 Estados-membros, com escritórios em 18 países, além da Secretaria-Geral, sediada na Espanha. 

Mais informações no site http://mobilidade-aulp.org/

Share:

administrator