O brasileiro Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves será Comandante da MONUSCO. O tenente coronel Costa Neves tem uma carreira de mais de 30 anos. Além disso, ele possui uma experiência anterior com as Forças de Paz, tendo servido como Observador Militar na Missão de Verificação da ONU em Angola. Ele sucede o tenente coronel Elias Rodrigues Martins Filho, também brasileiro, que concluiu seu mandato em 31 de outubro.

Site Oficial: https://monusco.unmissions.org/en

MONUSCO, Foto: ONU

A MONUSCO foi estabelecida em agosto de 1999 como uma força para monitorar o cessar-fogo assinado entre a República Democrática do Congo (RDC), um grupo rebelde e cinco estados regionais. Atualmente, a missão conta com 17 mil militares de diversos continentes, além de policiais, civis e agentes humanitários

MONUSCO, Foto: ONU

Diretor de Avaliação e Promoção no Comando do Exército Brasileiro desde o fim de 2018, Costa Neves tem uma destacada carreira militar de mais de três décadas, incluindo o Comando da Academia Militar, onde foi responsável pelo treinamento e educação de jovens oficiais. Anteriormente, ele serviu ao Comando da 17ª Brigada de Infantaria da Floresta (2015-2017) e Comando do 62º Batalhão de Infantaria (2008-2010). Ele é graduado na Escola Superior de Guerra.

Share:

administrator