África e Europa serão conectadas por um novo cabo submarino. Previsto para entrar em funcionamento em 2021, o cabo Equiano é uma iniciativa da norte-americana Google. Depois de pronto, o cabo fará uma conexão entre Portugal e a África do Sul, com unidades de ramificação ao longo do caminho que, segundo a empresa,  podem ser usadas para ampliar a conectividade a outros países africanos. O cabo faria, ainda segundo a própria Google, uma espécie de “escala” na Nigéria.

Equiano vai conectar Ásia, Europa e África

Foi de lá que surgiu a inspiração para o nome do cabo. Oulaudah Equiano é um escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado quando menino e depois desempenhou um importante papel no movimento abolicionista inglês em 1807. 

África conectada

Entre os diferenciais do cabo Equiano em relação aos demais cabos já instalados é o uso de uma infraestrutura de última geração baseada na tecnologia de multiplexação por divisão espacial (SDM) , que garante 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para atender a região

A nova tecnologia simplifica a alocação de capacidade de cabos, dando ao Google  flexibilidade de adicionar e realocar o cabo em diferentes locais, conforme necessário. Para tanto, a empresa já declarou que espera licenciar parceiros locais para levar a capacidade do Equiano a mais países do continente africano.

LEIA TAMBÉM: Fortaleza recebe primeiro data center da Angola Cables no Brasil

Equiano e suas unidades de ramificação

Tecnologia que vem do mar

Nos últimos três anos, a empresa investiu cerca de US$ 47 bilhões para reforçar sua estrutura tecnológica. Este é terceiro projeto privado internacional no setor e o 14º no qual o Google tem participação.O primeiro cabo, chamado de Curie, foi finalizado em abril deste ano e conecta  o Chile a Los Angeles. Um segundo cabo vai ligar os Estados Unidos e a França e deve ficar pronto no ano que vem. 

+ Um contrato para construir o cabo com a Alcatel Submarine Networks foi assinado no 4º trimestre de 2018. A primeira fase do projeto, conectando a África do Sul com Portugal, deverá ser concluída em 2021.

LEIA TAMBÉM: Atlântico Sul: nova rota para cabos submarinos

Portugal e África do Sul: uma nova conexão

No final do século XIV os exploradores portugueses Bartolomeu Dias e Vasco da Gama chegaram a Cape Town e criaram a primeira conexão entre a cidade e o continente europeu. Já na metade do século XVII a Companhia Holandesa das Índias Orientais, estabeleceu na cidade um porto marítimo que servia como hub entre Europa, África e Ásia. 

Share:

administrator