O nigeriano Aliko Dangote continua a ser o homem mais rico da África. O empresário encabeça a lista de bilionários do continente, que reduziu de 23 para 20 neste ano, de acordo com a lista publicada esta semana pela revista Forbes. A angolana Isabel dos Santos continua no top 10 e é acompanhada apenas por outra mulher, Folorunsho Alakija, da Nigéria.

Entre os 20 bilionários, África do Sul e Egito possuem cinco cada e são seguidos pela Nigéria com quatro e Marrocos com dois. Angola, Argélia, Tanzânia e Zimbabwe possuem um cada.

A fortuna dos bilionários somada é de 68.7 bilhões de dólares. O número anterior era de 75 bilhões. 

A angolana Isabel dos Santos é a única mulher no top 10

Segundo a Forbes, o motivo da diminuição dos bilionário se dá pela desvalorização de algumas ações e moedas no continente. Assim, apenas 4 dos citados não tiveram uma redução de sua fortuna em relação ao ano anterior.

Aliko Dangote construiu sua fortuna com sua empresa de cimento, a Dangote Cement, e com investimentos em outras área. Ele é seguido pelo também nigeriano Nike Adenuga, investidor nas áreas de telecomunicações e petróleo, e pelo sul-africano Nicky Oppenheimer, com fortuna construída no comércio de diamantes.

Entre as mulheres, a angolana Isabel dos Santos ocupa a oitava colocação, com investimentos em Portugal e na Unitel, empresa de telecomunicações de Angola e uma das responsáveis pelo cabo submarino que liga Luanda à Fortaleza. Já a nigeriana Folorunsho Alakija, da empresa Famfa Oil,  tem negócios com a brasileira Petrobras no continente africano.

Clique Aqui para acessar a lista completa

Share:

administrator