Considerado internacionalmente como Dia da África, o 25 de maio é comemorado há décadas por todos os africanos e diáspora pelo mundo, como um momento de celebrar e reaproximar de suas raízes. Em São Paulo, maior metrópole do Brasil e da América Latina, a data será celebrada com um fórum econômico, a ser realizado no dia 27 de maio.
Na ocasião, serão discutidos os potenciais econômicos, comerciais e de investimento do continente africano, seguido de reuniões entre os convidados. O fórum acontecerá no Porto Seguro Center.
“É uma oportunidade para mostrar que a África é o lugar para os negócios no futuro. Um continente rico que tem muito a oferecer ao mundo. Celebrar este dia no Brasil lança luz sobre a importância do comércio, investimento, turismo, relações culturais e políticas entre os dois lados e o enorme potencial disponível para descobrir e capitalizar”, explica Mohamed Elkhatib, Chefe do Escritório Comercial da Embaixada do Egito no Brasil.
Câmara dos Vereadores vai receber parte das ações
Além do fórum, haverá a realização de outras atividades entre os dias 25 e 28 de maio, que incluem mostras culturais e uma recepção na Câmara dos Vereadores de São Paulo. O encerramento das festividades será com um encontro na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, no dia 28. As celebrações são fruto de ações conjuntas do Conselho de Embaixadores Africanos, Escritório Comercial da Embaixada do Egito no Brasil, do Instituto Internacional FEAFRO e do governo de São Paulo
Fórum em Jundiaí
A cidade de Jundiaí, no interior do Estado de São Paulo, também vai receber um fórum comercial em alusão ao Dia da África. Chamado de “African Day: Doing Business w/ Africa” o evento contará com a presença dos cônsules honorários de Botswana e Namíbia, que apresentarão as principais oportunidades de negócios.
História da data
O dia 25 de maio é celebrado como Dia da África pois foi nesta data que, em 1963, foi fundada a Organização da Unidade Africana em Adis Abeba, na Etiópia. Na ocasião, 30 países africanos, todos eles independentes, se reuniram com objetivo inicial de estimular a independência e descolonização de outras nações africanas. Em 2002, o nome da organização foi alterado para União Africana, mas o 25 de maio continuou sendo o Dia da África.