O Embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye, acompanhado pelo presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, esteve em Fortaleza nesta terça-feira (10) cumprindo agenda oficial. O embaixador participou de reuniões com representantes do setor privado local e tratou sobre as oportunidades de negócios que podem surgir entre o Ceará e o país africano.
Mashimbye destacou que em 2020 será comemorado o aniversário de 10 anos do acordo de parceria estratégica bilateral que foi assinado entre o Brasil e a África do Sul, mas ressalta que ainda há espaço para negócios entre os dois países, em especial no setores agrícola, de energia, infraestrutura e tecnologia.
“Há empresas no Brasil que desejam expandir para outros países e meu trabalho é apresentar a África do Sul e suas oportunidades de negócios. Além disso, essas empresas podem usar meu país como uma porta de entrada para o continente africano”, afirmou o Embaixador.
Em Fortaleza, o embaixador está participando de encontros com empresas que tenham projetos concretos que podem ser aplicados na África do Sul. Segundo ele, países africanos têm buscado por iniciativas como essa no Brasil e as empresas cearenses estão nesse radar.
“A agricultura é chave, porque a segurança alimentar é essencial e o Brasil mostrou que conseguiu transformar esse setor. Por isso devemos trabalhar juntos para compartilhar esse conhecimento. Mas também estamos procurando por iniciativas no campo da energia, em infraestrutura e na ciência e tecnologia. Hoje falamos não apenas sobre agricultura, mas também sobre uma agricultura orientada pela ciência”, destacou Mashimbye.
O embaixador também salientou o trabalho que o Instituto Brasil África vem desempenha ao longo dos últimos anos quanto a aproximação entre as duas regiões. “Acredito que o IBRAF já realizou muito por essas relações e se superou ao longo dos últimos anos”, finalizou Ntshikiwane Joseph Mashimbye.