Capital do Estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil, Florianópolis é conhecida como “Ilha da Magia”, apesar de ter também uma parte continental. A ligação entre ilha e continente é feita através da ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1927 e com 820m de comprimento, ela é considerada um ícone da cidade. A “magia” do título refere-se às histórias sobrenaturais contadas pelos antigos colonizadores que vieram dos Açores.

A povoação começou por volta de 1675, como Vila de Nossa Senhora do Desterro. O nome Florianópolis existe desde 1894 em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, um herói nacional brasileiro.

Créditos: Rodrigo Solon/CC

Hoje, é uma cidade com cerca de 500 mil habitantes. As ruas e avenidas ficam entre o mar e as encostas dos morros. As construções modernas se misturam aos monumentos históricos com aspecto colonial. E as 42 praias garantem um intenso movimento turístico durante todo o verão. Além do turismo, a economia local é marcada pelas quase 300 empresas de tecnologia da informação e pela pesca artesanal.

A Unesco agraciou a cidade com o título de “Cidade Criativa na área de Gastronomia”. Além de ostras, os pratos típicos locais possuem forte influência marinha, como o pirão de peixe, a tainha, que pode ser servida frita, recheada ou assada e o pastel de berbigão, um molusco típico de lá. Além das praias e dos restaurantes, os atrativos turísticos da capital incluem os locais onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, o centro histórico da cidade, os fortes e a catedral metropolitana.

MAIS: http://turismo.sc.gov.br/

Share:

administrator