O terceiro encontro do circuito de Conferências Regionais Ministeriais sobre Economia Verde já está mobilizando a cidade de Fortaleza, no Brasil, que irá receber representantes das Américas durante os dias 24, 25 e 26 de junho para debater a temática. O encontro pretende discutir soluções de desenvolvimento sustentável que possam ser aplicada nos países do continente.

As conferências são realizadas pela World Green Economy Organization (WGEO), em parceria com a ONU e outros parceiros regionais. Foram pensadas com intuito de trazer o debate sobre economia verde para uma realidade mais próxima de cada região, onde cada país pode apresentar sua realidade.

As reuniões têm três áreas principais de foco: melhorar os marcos regulatórios e políticas para economia verde; promover investimentos verdes inovadores por meio de parcerias público-privadas; e aumentar a capacidade de cada país para o desenvolvimento de ações verdes holísticas.

A última reunião da série, realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho na cidade do Cairo, no Egito, contemplou o continente africano. “A região africana enfrenta grandes desafios ambientais devido ao impacto da mudança climática. No entanto, a região tem mostrado maneiras muito otimistas e inovadoras de mitigar e se adaptar ao seu impacto, e isso apresenta grandes oportunidades para mudar o curso do desenvolvimento da região à medida que elas mudam para a economia verde”, disse Saeed Mohammed Al Tayer, presidente da WGEO.

“Os países da África reconhecem a necessidade de mudar práticas insustentáveis ​​para atender à necessidade atual de inovação, produtividade e criação de empregos e parabenizamos a região por dar passos positivos continuamente”, continuou.

A primeira conferência contemplou a região Ásia-Pacífico, e ocorreu entre os dias 10 e 12 de junho em Bangkok, na Tailândia.

A região Ásia-Pacífico desempenha um papel crucial na transição para a economia verde e este evento inaugural dá o tom de como os países do Sul Global podem aproveitar oportunidades de investimentos verdes e as políticas devem alinhar-se de acordo com as iniciativas de crescimento verde”, explica Xiaojun Grace Wang, vice-diretor do Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul (UNOSSC).

LEIA MAIS: Green Economy: Organização Mundial da Economia Verde lança conferências regionais

“As oportunidades já estão sendo criadas quando se trata de projetos replicáveis ​​que exibem resultados sustentáveis ​​para países desenvolvidos e em desenvolvimento. Tudo o que precisamos fazer é aumentar nosso compromisso e abrir oportunidades de expansão na região com base nos princípios e práticas da economia verde”, afirmou.

De acordo com o estudo encomendado pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a massa crítica de investimentos anuais necessários para apoiar a transição para uma economia verde durante o período de 2010-2050 deve representar aproximadamente 2% do PIB global. Esses requisitos de financiamento para investimentos ambientalmente sustentáveis ​​excedem significativamente o que o setor público pode oferecer, exigindo envolvimento sistemático de fontes privadas de financiamento.

“As oportunidades já estão sendo criadas quando se trata de projetos replicáveis ​​que exibem resultados sustentáveis ​​para países desenvolvidos e em desenvolvimento”

A próxima conferência acontecerá entre os dias 2 e 4 de julho, em Manama, no Bahrein, e contemplará a região do Oriente Médio e Norte da África. A última da série será em Tashkent, no Uzbequistão, que será direcionada a região da Europa e Comunidade dos Estados Independentes. Esta foi a primeira vez que a WGEO realizou conferências regionais para debater economia verde.

Após os cinco encontros, as discussões e soluções apresentadas nas Conferências Ministeriais Regionais serão usadas para expandir os debates na Cúpula Mundial da Economia Verde (World Green Economy Summit – WGES), que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 20 e 21 de outubro.

+ O Instituto Brasil África é um dos apoiadores da Conferência Regional Ministerial das Américas

Share:

administrator