As professoras universitárias e pesquisadoras Anita M. R. Moraes e Vima Lia R. Martin têm em comum o interesse pela literatura africana, sobretudo a poesia. Estudiosas das obras de autores lusófones africanos, as duas uniram forças para preparar uma antologia poética que abordasse o Brasil na ótica dos escritores africanos.

O resultado está sendo publicado no livro O Brasil na poesia africana de língua portuguesa. A obra reúne 21 poemas da literatura africana de língua portuguesa que, de alguma maneira, referenciam o Brasil ou os brasileiros.

Foram escolhidos textos de onze poetas de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, como Ondjaki, João Melo, Vera Duarte, Noémia de Sousa, Luís Carlos Patraquim e Caetano da Costa Alegre.

Todos esses textos apresentam o apreço e a ligação dos artistas africanos com o Brasil, principalmente pela admiração na literatura e música.

FOCO NA LUSOFONIA

Anita M. R. de Moraes leciona Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela dedica teu trabalho ao estudo das relações entre teoria literária e antropologia e entre literatura e etnografia. Em sua dissertação de mestrado, analisou romances brasileiros de temática sertaneja, investigando a representação do cangaceiro e do jagunço.

Em seu doutorado, tratou de problemas teóricos envolvendo a recepção crítica de romances africanos. Entre 2008 e 2011, voltou-se para a obra de Antonio Candido. De sua obra, destaca-se o livro O inconsciente teórico: investigando estratégias interpretativas de Terra Sonâmbula, de Mia Couto, publicado em 2009.V

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Vima Lia de Rossi Martin leciona Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na mesma instituição e é membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África.

Além de publicar livros e artigos em revistas nacionais e internacionais, ela desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de literatura e marginalidade e ensino de literaturas de língua portuguesa.

Também é autora de obras didáticas de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Entre seus trabalhos, é possível destacar o pósfácio da edição de 2017 do livro Nós matamos o Cão Tinhoso!, do moçambicano Luís Bernardo Honwana.

O livro O Brasil na poesia africana de língua portuguesa é uma publicação da Editora Kapulana e custa R$ 34,90

Share:

administrator