“Nós temos uma democracia jovem. A última a ser libertada. Uma das coisas mais importantes que estamos preocupados em fazer é aprender com os que vieram antes de nós “, declara Mcebisi Skwatsha, vice-ministro de agricultura da África do Sul. Em entrevista para a ATLANTICO, ele falou sobre os desafios para seu país e o que foi aprendido com o modelo brasileiro. Ele também destacou a importância da cooperação entre países africanos. A entrevista foi concedida durante o Fórum Brasil África 2019, que aconteceu em São Paulo no mês de novembro.

“Temos na África o plano nacional de desenvolvimento e ele tem aspectos-chave que precisamos combater. Tem que combater o desemprego, também tem que combater a desigualdade e também tem que combater a pobreza”, falou Skwatsha. Ele destacou que o Brasil enfrentou os mesmos problemas no passado, com altas taxas de desemprego e pobreza da população. Tendo isso em mente, a África do Sul tem se inspirado nas medidas públicas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar esses mesmos desafios.

O vice ministro africano também destacou o apoio recebido por outros países da África, e declarou que “há muito que precisamos aprender como África”, ao falar sobre a cooperação para atingir a segurança alimentar. “Se você quer ir rápido, vá sozinho, se você quer ir longe, vá junto. Juntos podemos fazer isso”, completou citando um provérbio africano, ao enfatizar a importância de eventos como o Fórum Brasil África na promoção de discussões entre países da África.

Durante o fórum Brasil África 2019, Mcebisi Skwatsha participou da sessão “Incorporando modelos inovadores de agro-energia na produção e processamento de alimentos”, que discutiu sobre as práticas comerciais efetivas e as regulamentações governamentais necessária para permitir inovações na produção e processamento de alimentos para a agricultura.

Share:

administrator