O museu egípcio com o maior acervo da América Latina é inaugurado, essa semana, no Rio Grande do Sul. Localizado na cidade de Canela, o museu sediará uma exposição permanente de peças egípcias. Além disso conta com uma loja de produtos que remetem à cultura e a história do antigo Egito com peças produzidas por artistas do país.
Dentre as peças presentes, criadas pelo artista plástico Essam Elbattal, está uma Pirâmide com mais de 8 metros de altura com câmara mortuária no seu interior ambientada segundo os antigos túmulos egípcios da coleção do faraó Tutankhamon. O ambiente temático possui mais de 1000m² e conta com visitas guiadas.
Este é o terceiro museu egípcio no Brasil, sendo o primeiro localizado em Curitiba, no complexo da Ordem Rosa Cruz dedicado a Akhenaton e o segundo, também no mesmo complexo, dedicado a Tutankhamen.
O cônsul comercial do Egito, Mohamed Elkhatib, o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, e o artista plástico egípcio Essam Elbattal participam da inauguração nesta sexta-feira (8).
A inauguração ocorre dentro da programação do festival Festuris, considerado pelo trade turístico a mais importante feira de negócios de turismo da América Latina.